Melanoma
O melanoma é um tipo agressivo de câncer de pele que se origina nos melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento.
Os sinais de melanoma incluem uma mudança na cor, forma ou tamanho de uma pinta ou sinal existente na pele, o surgimento de uma nova lesão pigmentada na pele, bordas irregulares, cores variadas dentro da mesma lesão, tamanho maior que 6 mm e evolução ou mudança na aparência ao longo do tempo. Além disso, o melanoma pode causar coceira, sangramento ou crostas na lesão.
Os fatores de risco para o desenvolvimento de melanoma incluem exposição excessiva ao sol, histórico pessoal ou familiar de melanoma, pele clara, presença de muitas pintas ou sinais na pele, história de queimaduras solares graves, sistema imunológico enfraquecido e idade avançada.
O diagnóstico precoce do melanoma é fundamental para o tratamento eficaz. Uma biópsia da lesão é frequentemente realizada para confirmar o diagnóstico, na qual uma amostra de tecido é removida e examinada em laboratório.
O tratamento primário para o melanoma é frequentemente cirúrgico. Depois de confirmado o diagnóstico, realizamos a excisão cirúrgica da lesão, removendo uma margem adequada de tecido ao redor da lesão para garantir a remoção completa do tumor. Em estágios mais avançados, pode ser necessária uma ressecção mais extensa, incluindo a remoção de gânglios linfáticos regionais.
Se você notar qualquer alteração na sua pele, como uma pinta ou sinal suspeito, ou se estiver em um grupo de risco para melanoma, agende uma consulta conosco, o Dr Gustavo Henklain Duarte é especialista em Tumores cutâneos. Nossa equipe médica altamente qualificada está aqui para fornecer um diagnóstico preciso e opções de tratamento personalizadas para o Melanoma.
Câncer de pele não Melanoma
O câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum de câncer de pele, e embora seja menos agressivo que o melanoma, ainda requer atenção e tratamento adequado. Os tipos principais desses tumores incluem os Carcinomas Basocelulares (CBC) e os Carcinomas Espinocelulas (CEC).
Os sinais de câncer de pele não melanoma podem incluir uma lesão na pele que não cicatriza, uma protuberância ou nódulo na pele, uma ferida que continua a crescer, uma área da pele que é escamosa, com crostas ou que sangra facilmente, ou uma mancha de pele que é dolorida, coça ou arde.
Os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele não melanoma incluem exposição excessiva ao sol, história de queimaduras solares, pele clara, idade avançada, história pessoal ou familiar de câncer de pele, sistema imunológico enfraquecido e exposição a substâncias químicas cancerígenas.
O diagnóstico precoce do câncer de pele não melanoma é crucial para um tratamento bem-sucedido. Uma biópsia da lesão suspeita é frequentemente realizada para confirmar o diagnóstico, na qual uma amostra de tecido é removida e examinada em laboratório.
O tratamento primário para o câncer de pele não melanoma é frequentemente cirúrgico. Depois de confirmado o diagnóstico, realizamos a excisão cirúrgica da lesão, removendo uma margem adequada de tecido ao redor da lesão para garantir a remoção completa do tumor.
Se você notar qualquer alteração na sua pele que pareça suspeita ou se estiver em um grupo de risco para câncer de pele, agende uma consulta conosco, o Dr Gustavo Henklain Duarte é especialista em Tumores Cutâneos. Estamos aqui para ajudá-lo(a) em sua jornada de saúde e recuperação.
Não ignore os sinais de câncer de pele. A detecção precoce pode salvar vidas.