Hérnias Inguinais
As hérnias inguinais ocorrem quando os órgãos intra abdominais, como parte do intestino e gorduras, protruem através de uma fraqueza ou abertura na parede abdominal inferior (musculatura abdominal), na região da virilha.
Os sinais de uma hérnia inguinal podem incluir sensação de peso ou pressão na região da virilha, dor ou desconforto e um abaulamento na região local (que pode aumentar de tamanho ao tossir, levantar peso ou realizar esforço físico); em casos mais graves, os pacientes podem apresentar náuseas e vômitos…
Os fatores de risco para o desenvolvimento de hérnias inguinais incluem idade avançada, histórico familiar de hérnias, história prévia de hérnias inguinais, gravidez, obesidade, esforço físico excessivo, tabagismo e doenças crônicas que aumentam a pressão abdominal, como constipação crônica ou doença pulmonar crônica.
O diagnóstico de hérnia inguinal geralmente é feito por meio de um exame físico, onde detectamos a presença de uma protuberância na região da virilha altamente sugestiva de uma hérnia inguinal. Em alguns casos, exames de imagem (como ultrassonografia ou tomografia computadorizada) podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico ou avaliar a extensão da hérnia.
O tratamento primário para hérnias inguinais é frequentemente cirúrgico. A cirurgia de hérnia inguinal envolve a reparação da fraqueza na parede abdominal, geralmente por meio da colocação de uma malha (tela) cirúrgica para reforçar a área enfraquecida e evitar a recorrência da hérnia. A cirurgia pode ser realizada por meio de técnicas tradicionais de incisão ou por abordagens minimamente invasivas, como a cirurgia laparoscópica e robótica.
Se você está experimentando sintomas de uma hérnia inguinal ou se acredita estar em um grupo de risco para desenvolvê-la, entre em contato conosco , o Dr Gustavo Henklain Duarte é especialista no manejo de Hérnias inguinais. Nossa equipe altamente qualificada está aqui para fornecer um diagnóstico preciso e opções de tratamento personalizadas para suas necessidades.
A detecção precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações. Estamos aqui para ajudá-lo(a) em sua jornada de saúde e recuperação.